Cerca de 79% das pessoas de todo o mundo afirmaram que irão substituir alimentos tradicionais por versões mais saudáveis e nutritivas. É o que diz o relatório “The Top 10 Consumer Trends for 2017”, da Euromonitor. Mas, ao contrário do que grande parte da população imagina, os alimentos identificados como integrais nem sempre são integrais de verdade. Isso acontece porque, no Brasil, não existe uma fiscalização quanto à composição dos alimentos, ou seja, produtos feitos com 1 ou 100% de farinha integral recebem a mesma classificação na embalagem.

O que é o Whole Grain Council?

Para incentivar o consumo de produtos integrais de maior qualidade, melhorar a saúde da população e passar informações corretas, surgiu o The Whole Grains, grupo criado nos Estados Unidos e que conta com centenas de associados em todo o mundo. Ao se incorporar à instituição, as empresas adquirem o direito de usar um dos selos do grupo que indicam a quantidade exata de ingredientes integrais de cada produto.

Recentemente, o Moinho Herança Holandesa, uma das marcas que integram a Unium, passou a fazer parte do Whole Grains Council com o intuito de assegurar ainda mais a qualidade das farinhas integrais. Para o coordenador de Negócios do Moinho de Trigo, Cleonir Ongaratto, a iniciativa atesta o compromisso da marca com o consumidor. “Por ser uma certificação internacional, o nosso cliente tem a garantia e confiança de que está comprando um produto de qualidade internacional. Ficamos orgulhosos em fazer parte desse grupo e fortalecer nossa preocupação com a qualidade, e ainda ser uma das poucas empresas brasileiras que possuem essa certificação”, comenta Ongaratto.

A Herança Holandesa conta com farinhas integrais voltadas tanto para o consumidor final, nas apresentações de 1 e 5 kg, assim como para a indústria e panificação.

No site do Whole Grains Council é possível verificar todas as empresas associadas à instituição e a participação do Moinho (Frísia Cooperativa Agroindustrial).

Confira em https://wholegrainscouncil.org/about-us/members-list

Moinho de Trigo mantém certificação ISO 22000

Além da inserção no WGC, o Moinho recebeu a segunda auditoria de Manutenção da ISO 22000 – processo iniciado há cerca de dois anos, quando a certificação foi conquistada. A chancela proporciona maior confiança ao consumidor, já que padroniza e controla os processos de fabricação, além de garantir a qualidade dos produtos e ampliar mercados.

A certificação é válida por três anos e anualmente são realizadas auditorias de manutenção para verificar se o sistema continua implantado. Carolina Woiciski Angelo, analista de qualidade do Moinho, explica como a certificação influência no dia a dia da empresa: “O processo implantado tem melhorado gradativamente o nosso dia a dia e a efetividade da produção. E isso ficou evidenciado novamente nessa auditoria de manutenção”.

Segundo Cleonir Ongaratto, este reconhecimento é muito importante para a unidade. “A conquista dessa certificação é, sem dúvida, um diferencial e possibilita abrir portas para novos clientes e negócios”, reforça. As linhas de farinha doméstica (1kg e 5kg) da marca Herança Holandesa, que foram implantadas recentemente, já estão dentro da certificação da ISO 22000. “Qualquer cliente que compre essas farinhas de trigo sabe que temos um processo completo e seguro. Isso é um benefício para cooperativa e para toda a equipe envolvida no processo”, finaliza  Ongaratto.

Compartilhe

Topo