Há dois anos, as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal lançaram no mercado a Unium – marca institucional que passou a representar as três empresas. O modelo de intercooperação, considerado o primeiro do Brasil, ganhou destaque e passou a ser cada vez mais importante para o segmento – inspirando outras iniciativas parecidas ao redor do país.
Com quase cinco mil cooperados, intercooperação integra negócios e fortalece o setor
Segundo o gerente de marketing da Unium, Cracios Clinton Consul, a marca veio para suprir uma necessidade das cooperativas. “Sentíamos falta de uma marca para assinar os produtos que eram feitos em conjunto pelas cooperativas. Mas não queríamos uma fusão entre elas. E aí nasceu a Unium”, conta o executivo. A partir de então, a história do cooperativismo local ganhou novos capítulos.
A intercooperação, que conta com quase 5 mil cooperados e movimenta anualmente cerca de R$ 2,5 bilhões, atua em diversos campos do agronegócio. Alegra, Colaso, Colônia Holandesa, Herança Holandesa e Naturalle fazem parte das marcas da Unium.