Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A intercooperação está na estratégia da Frísia, Castrolanda e Capal há anos. Simplificam processos, fortalecem investimentos e conquistam resultados em conjunto. Esse sistema também chegou ao setor de inovação. As cooperativas lançam o CoopMode, uma iniciativa de intercooperação para fomentar a inovação.

O CoopMode é baseado em três pilares: cultura da inovação, que visa sensibilizar – por palestras, capacitações, entre outros – colaboradores, cooperados e a alta gestão das cooperativas sobre a importância da aplicação da inovação; projetos de inovação conjuntos; e, por fim, acesso e conexão com ecossistemas de inovação, em que realizarão editais de pesquisas, encontros, inovação aberta etc.

De acordo com o coordenador de Marketing da Frísia, Auke Dijkstra Neto, o grande ganho com essa intercooperação é a sinergia das ações, com redução de custos e aumento do impacto dos resultados. “Temos desafios iguais, e estamos unindo forças no segmento de inovação para resolvê-los de forma rápida e precisa. A Frísia, a Castrolanda e a Capal já tinham suas ações inovadoras, então vimos que muitas delas eram similares e poderíamos criar essa sinergia para simplificar e ampliar o trabalho e o resultado”, explica Dijkstra Neto.

Olivia Franzoia Moss, agente de Inovação da Castrolanda, afirma que intercooperar para inovar abre caminhos e espaço para alcançar novos patamares. “Vimos oportunidade entre as cooperativas de desenvolver ações em conjunto, agregar valor aos nossos cooperados por meio da inovação, capilarizar os temas ligados à inovação, bem como ampliar o relacionamento com o ecossistema de inovação do Brasil”.

“Atuamos em toda a cadeia produtiva, da terra ao consumidor final, e seremos mais efetivos simplificando o trabalho e agilizando os procedimentos. Tudo isso conquistaremos com foco na inovação nas nossas ações”, explica a analista de Comunicação e Marketing da Capal, Alessandra Heuer.

Para Luís Henrique Penckowski, gerente Técnico de Pesquisa da Fundação ABC, a união de pessoas, trabalhando juntas para um mesmo objetivo, acelera a busca pela solução de um problema. “Nos mais de 95 anos de cooperativismo nos Campos Gerais nós temos vários exemplos de que isso dá certo. É por isso que a Fundação ABC apoia o CoopMode para buscar soluções inovadoras aos produtores cooperados”, acrescentou.

O CoopMode será um impulsionador para a inovação dentro e entre as cooperativas, gerando ganhos em competitividade, maior geração de valor aos cooperados e aos negócios. Com a iniciativa, espera-se diversos benefícios como a ampliação da conexão com ecossistema de inovação, a identificação de tendências e oportunidades, o alinhamento estratégico em inovação e soluções tecnológicas.

Compartilhe

Topo