No último dia 8 de março, aconteceu em Ponta Grossa o 1º Workshop de Inovação Unium. Reunindo as presidências e diretorias da Frísia, Castrolanda e Capal, o evento teve como objetivo demonstrar mecanismos e ferramentas para que a cultura da inovação seja amplamente difundida em todos os níveis, gerando soluções inovadoras e criando novas oportunidades de negócios para a Intercooperação.

 

Participantes do 1º Workshop de Inovação Unium.
Participantes do 1º Workshop de Inovação Unium.

 

Durante um dia inteiro, os participantes receberam conteúdo importantíssimo como uma palestra com o dinamarquês e representante do CIFS Latin America, Peter Kronstrøm. Peter apresentou 14 mega tendências estudadas pelo CIFS (Copenhagen Institute for Future Studies) e que terão ou já estão tendo, implicativo em negócios, consumo e hábitos. O agronegócio certamente será atingido por várias destas mega tendências, entre elas Individualização, Sociedade de Rede, Foco em Saúde, Aceleração e Complexidade, Polarização e Imaterialização. O CIFS elabora estudos de futuro desde a década de 70, influenciando tomadas de decisão em grandes corporações no mundo todo.

 

Peter Kronstrøm, do Copenhagen Institute for Future Studies e sua palestra Mega Tendências.
Peter Kronstrøm, do Copenhagen Institute for Future Studies e sua palestra Mega Tendências.

 

Para Peter foi um prazer estar presente e representar o CIFS em um evento preocupado com novos modelos e principalmente, com o papel do agronegócio no futuro do Brasil. Segundo ele, “o agro é uma área que não é só importante para o nosso país mas também para o futuro do abastecimento do planeta. Entender como será o agronegócio do futuro e como será a sua relação com a sociedade do futuro é fundamental”. Peter ainda se demonstrou inspirado em ver como os gestores das Cooperativas estão realmente preocupados com a inovação no modelo de negócio. “É preciso se reinventar para manter-se importante junto ao consumidor e buscar um vínculo cada vez mais próximo entre consumidor final e produtor”.

Além de conteúdo, um dia de trabalho

Os participantes ainda puderam ter uma experiência prática do processo de inovação. Iuri Alencar, da Noviggi Workshops para Inovar, desenvolveu o Workshop de Cocriação do Comitê de Inovação da Unium. No workshop, os participantes tiveram contato com diversas ferramentas que visam auxiliar nos processos de inovação, saindo com diversas ideias que buscam surpreender consumidores e impactar fortemente os resultados da Intercooperação.

Diretorias de Frísia, Castrolanda e Capal participando do Workshop de Cocriação do Comitê de Inovação.
Diretorias de Frísia, Castrolanda e Capal participando do Workshop de Cocriação do Comitê de Inovação.

 

Iuri comenta que um evento de inovação sempre causa certo estranhamento porque mexe com o status quo. Ele acredita que no caso do Workshop de Inovação Unium, conseguiu-se atingir e demonstrar que “olhando para frente e olhando os movimentos de mega tendências que estão acontecendo no mundo, as cooperativas podem ir além da inovação tecnológica, inovando em outras áreas e modelos de negócio. As cooperativas precisam utilizar todo o seu potencial e o próprio movimento de cooperação, que Iuri enxerga como inovador por natureza. Ele ficou contente com os resultados alcançados e comenta: “foi um dia muito intenso. O movimento gerado não pode parar”.

O começo de um processo

O Gerente de Marketing da Unium, Cracios Consul, avalia positivamente o evento e comenta que o 1º Workshop de Inovação da Unium “representa um momento inédito. Um fórum para pensar em inovação e como ela deverá influir em nossos negócios no futuro. O futuro não é estático, pelo contrário é dinâmico. Somente empresas dinâmicas conseguirão entendê-lo e competir com sucesso no mercado. Este é apenas o primeiro passo de muitos.”

Ao final do Workshop foram apresentadas diversas ideias que podem ser aplicadas no futuro da Intercooperação.
Ao final do Workshop foram apresentadas diversas ideias que podem ser aplicadas no futuro da Intercooperação.

 

O evento, que teve o patrocínio da agência de comunicação BlaBlu, pode também ser considerado um alinhamento entre as iniciativas de inovação das três cooperativas. Segundo Tulio Filho, Diretor de Planejamento da BlaBlu, “não visávamos mostrar a importância da inovação, pois esta já está clara para as cooperativas. Elas trabalham com inovação mas esta é pontual, muitas vezes reativa. As grandes corporações do mundo moderno tem a inovação impregnada em todos os processos, em todos os níveis, e esta cultura é responsável pela geração de novas oportunidades de negócios. Ou seja, cooperados, cooperativa e consumidores saem ganhando com a inovação.

Compartilhe

Topo